Mesmo com desafeto entre Elon Musk e Donald Trump, o governo dos EUA fecha contrato milionário com a empresa do multimilionário.
O DoD (Departamento de Defesa dos EUA) fechou um contrato de cerca de US$ 200 milhões para o desenvolvimento de agentes de Inteligência artificial, criados para ajudar em desafios de segurança nacional.
“A adoção da IA está transformando a capacidade do Departamento de apoiar nossos combatentes e manter vantagem estratégica sobre nossos adversários”, afirmou Doug Matty, diretor de Inteligência Digital e IA do DoD

Recentemente, houve rumores de um desentendimento entre Elon Musk e Donald Trump e algumas indiretas foram postadas por Musk, no X, antigo Twitter.
Acontece que em meio a polêmicas envolvendo seus nomes, os dois se desentenderam e Trump chegou a ameaçar deportar Musk, natural de Pretória, na África do Sul e, em contrapartida, Musk passou a questionar no X, o motivo do presidente dos EUA estar barrando investigações sobre o caso de Jeffrey Epstein, um magnata norte-americano acusado de tráfico sexual, pedofilia e outros crimes. Epstein foi encontrado morto na prisão em 2019.
Apesar do momento de tensão entre os dois milionários, o governo decidiu seguir em frente e contratar os serviços de IA de Musk, mas além do Grok, também foram contratadas empresas como a OpenAI, Google e Anthropic. Cada empresa receberá cerca de US$ 200 milhões.
Com isso, o Departamento de Defesa dos EUA reafirma seu compromisso em adotar soluções tecnológicas inovadoras, mostrando que, diante dos desafios da segurança nacional, a colaboração com líderes do setor de inteligência artificial supera questões pessoais ou políticas, refletindo a busca contínua por vantagem estratégica e modernização nos setores mais sensíveis do governo.